CONCEITO

Nos últimos anos, com o desenvolvimento científico, comprovou-se que inteligência pode ser aprendida e desenvolvida. O cérebro é plástico, e não rígido, ou seja, ele é capaz de formar e fortalecer novas conexões, responsáveis pela construção e manutenção de novas inteligências, durante toda a vida.
Com isso, o conceito de inteligência passou a ter uma nova interpretação, mais pluralista, levando não só em conta o sucesso escolar como também o sucesso profissional, das relações com os outros e do autoconhecimento, ou seja, inteligências que levam em conta a multiplicidade do intelecto, fundamentais para a sobrevivência no mundo de hoje e dificilmente captadas e mensuradas no teste de Q.I.
Nesta nova visão, o conceito das Múltiplas Inteligências, de Howard Gardner (1983), é o mais aprofundado e estruturado, e com indiscutíveis resultados alcançados nos últimos anos em todo o mundo.
Neste conceito, não temos apenas 1 inteligência, temos 8: Intrapessoal, Linguística, Corporal-motora, Interpessoal, Lógico-matemática, Musical, Naturalista e Espacial.




Ela inclui como base as inteligências relacionadas à capacidade cognitiva e avaliadas pelo método tradicional:
Linguística e Lógico-matemática,

Combina capacidades sócioemocionais, relacionadas ao conceito de Inteligência Emocional, de Daniel Goleman:
Intrapessoal e Interpessoal

E agrega outras 4 competências menos medidas no método tradicional, mas valorizadas no mundo real:
Corporal-motora, Musical, Naturalista e Espacial.

Cada um de nós herda no DNA níveis diferentes de cada inteligência em uma combinação que nos torna únicos.

Ao longo da vida, transformamos este espectro com novas experiências vividas e influência do ambiente em que estamos.
